Conheça o nosso cliente de destaque
Reduzindo o tempo gasto no processo de apoio ao bem-estar de meses para horas
O Ministério do Trabalho, Assuntos Sociais e Serviços Sociais de Israel socorre pessoas em crise. Seja um cidadão com deficiências físicas em busca de abrigo urgente ou alguém sofrendo algum tipo de discriminação, o Ministério está pronto para ajudar.
Com uma população de mais de nove milhões de pessoas étnica e espiritualmente diversificada, o padrão de vida de Israel é significativamente superior ao de muitos outros países da região. Apesar disso, o país ainda enfrenta problemas com emprego e bem-estar social que requerem tratamento urgente.
A responsabilidade disso recai sobre o Ministério do Trabalho, Assuntos Sociais e Serviços Sociais de Israel. Todos os anos, o Ministério recebe dezenas de milhares de solicitações de cidadãos em busca de assistência. O Ministério atende a diversas entidades, desde o departamento de Deficiência de Desenvolvimento Mental e Serviços Sociais ao departamento de Juventude em Risco. E muitas vezes há situações que exigem intervenção urgente.
No passado, o departamento se viu frustrado com o tempo gasto para processar suas solicitações, em especial os casos que exigiam ação imediata. As centenas de municípios responsáveis pelos casos eram obrigadas a protocolá-los com o Ministério por meio de um processo quase que totalmente manual. Isso deixou o processamento lento, colocando pessoas em risco em certas ocasiões.
Formulários em papel eram despachados pelos municípios para o Ministério e vice-versa, quase sempre exigindo cinco assinaturas diferentes para aprovação a cada trâmite. Alguns casos individuais levaram até seis meses para serem processados e, em algumas vezes, acabaram completamente esquecidos.
O Ministério estava usando uma aplicação antiga com interface de "tela verde", tecnologia implantada há mais de 20 anos, e não havia forma de torná-la aberta por meio da Internet para os municípios utilizarem.
O sistema legado foi desenvolvido 20 anos atrás utilizando Natural, Natural Construct e Adabas. O ApplinX foi usado para criar uma interface gráfica do usuário que pudesse ser usada via Web. A fim de melhorar o desempenho, o Ministério atualizou a plataforma IBMZ® de z/VM para z/OS®. O novo sistema operacional aumentou a acessibilidade e a abertura de seus sistemas, proporcionando ao Ministério os recursos de que precisava para disponibilizá-los aos usuários.
Yehuda Zev, Gerente de desenvolvimento de mainframe a serviço do Ministério, afirmou: “Precisávamos possibilitar a conexão dos municípios com o sistema de mainframe através da Internet.”
Segundo ele, o Ministério escolheu o EntireX para transformar com sucesso o antigo programa em um serviço Web.
Ao expor o sistema de mainframe na Web, o tempo de execução do processo de bem-estar do Ministério foi reduzido de meses para horas. O número de tarefas aprovadas aumentou em 570% em um único ano.
Durante o projeto de modernização, o aplicativo sofreu alterações para comportar novas funções e regulamentos. Como de costume, a execução da tarefa utilizou o recurso de processamento Natural Construct. Portanto, todos os novos parâmetros foram adicionados como “opcionais” a fim de reduzir interferências desnecessárias.
O objetivo do Ministério era desenvolver uma infraestrutura eficaz e simples para os serviços Web atuais, bem como para qualquer futuro serviço Web que viesse a ser necessário.
Segundo Yehuda Zev, foi um enorme desafio atualizar o sistema e não foi uma tarefa nada fácil. Mas hoje: “É muito estável, funciona e nos permite fazer exatamente o que desejamos.”
Com a nova funcionalidade, foi possível não apenas executar as funções atuais do aplicativo, mas também aplicar novos recursos. Um desses recursos é a forma de tratar o processamento de formulários. Historicamente, se um formulário apresentasse um erro, seria devolvido ao usuário assim que o erro fosse detectado, ignorando todo o restante do formulário. Consequentemente, os usuários tinham de reenviar o formulário inúmeras vezes. Hoje, todo o formulário é verificado antes de devolvido, o que permite ao usuário reenviar a versão correta apenas uma vez.
O objetivo atual dos Ministérios é desenvolver novos serviços Web utilizando o EntireX, incluindo:
Hoje, o Ministério do Trabalho, Assuntos Sociais e Serviços Sociais de Israel pode ajudar cidadãos vulneráveis quando eles mais precisarem de ajuda. “O feedback tem sido incrível. Todos estão felizes com o resultado”, afirmou Yehuda Zev.